quinta-feira, dezembro 05, 2013

Da festa da firma à formatura: o que vestir nas comemorações de final de ano

Não tem mês mais festivo do que dezembro. É festa da “firma”, confraternização com amigos que a gente não conseguiu encontrar o ano todo, Natal e, para brindar o ano que chega, o réveillon. Sem contar os casórios e as formaturas... ufa!
Se às vezes falta fôlego para acompanhar tantas festas, sobra preocupação com o que vestir. É verdade que atualmente o que chamamos de “dress code”, ou seja, o código de vestir, está mais afrouxado e em parte dos eventos dá até para ir de calças jeans. Mas o fato é que se arrumar, colocar uma roupa diferente daquela do dia a dia, faz parte do ritual que torna as comemorações datas especiais.
Achar a medida adequada entre a produção e o evento é o grande desafio. “Com esse look não vai dar só eu?” ou “não estou simples demais?” são algumas das questões que assombram a maioria de nós na hora de escolher roupas para festas. A fórmula para acertar está justamente em dosar a sofisticação do look de acordo com o horário, o local e tipo do evento.
Neste primeiro post dedicado às festas (teremos mais pela frente este mês!) pontuo o que a gente precisa ter em mente na hora de escolher o look para as principais festas de final de ano. Afinal, roupa linda tem aos montes por aí, nossa tarefa é encontrar aquela que, além de nos valorizar, nos deixe confortável e adequada para cada ocasião.
Festa da firma
Nathalia Dill e Vanessa Giácomo. (Fotos: Globo/Divulgação)
Sim, é festa. Mas continua sendo “da firma”. Looks muito extravagantes, ajustados, decotes ousados demais e saias micro devem ser evitados – a não ser que não haja a mínima formalidade em seu ambiente de trabalho. De qualquer modo, para não errar, a dica é arrasar no look sem perder de vista a discrição, a exemplo das atrizes Nathalia Dill e Vanessa Giácomo.
Festa em casa
Suzana Vieira e Regiane Alves (Fotos: Globo/Divulgação)
Se a festança é na sua casa a palavra de ordem é conforto. Normalmente, como você bem sabe, quem recebe não para: está sempre pronta a atender e é solicitada até! Vestidos tipo envelope, como o usado por Suzana Vieira, é um exemplo de peça que alia elegância e conforto. Modelos com saia levemente evasê, de tecidos que não amassam facilmente, como o floral usado por Regiane Alves, também são uma boa opção já que se mantém alinhados por maior que seja a labuta. E dê uma atenção especial aos sapatos, que devem ter modelagem e tamanho de salto confortáveis.
Natal
Fernanda Machado e Letícia Spiller. (Fotos: Globo/Divulgação)
Embora não haja regra em relação a cores ou trajes para celebrar a noite de natal, as mais tradicionais não dispensam o vermelho. Em longos, como o de Fernanda Machado, ou vestidos curtos mais despojados, o vermelho rouba a cena e pede produções mais limpas, sem excesso de detalhes ou de acessórios (ninguém quer virar árvore de Natal, né?). Metalizados, como o dourado de Letícia Spiller, também são bem-vindos: ainda que a celebração não seja sofisticada, um toque de brilho ajuda a deixar a noite ainda mais festiva. Afinal, quem faz a festa somos nós!
Réveillon
Day Mesquita e Paolla Oliveira. (Fotos: Globo/Divulgação)
O nome, réveillon, nós importamos dos franceses – numa derivação do verbo francês réveiller, que significa “acordar” e, numa tradução livre, o “despertar do novo ano”. Já a tradição de usar branco veio da cultura africana – e se difundiu mundo afora.
Claro, não precisa usar branco. Mas vou confessar: acho lindo ver aquele “mar” de gente à beira-mar com looks da cor que simboliza a paz. O que vai determinar o estilo do look vai ser o tom a celebração: vai festejar informalmente na praia ou numa festa sofisticada? Peças despojadas, de malha de renda ou laise, como o macaquinho da atriz Day Mesquita, aliam descontração a um efeito arrumado e são perfeitas para celebrações mais informais. Já brindar a chegada do novo ano em festas sofisticadas pede um traje mais formal: um longo moderno, como o de Paolla Oliveira, sempre faz bonito.
Casamentos e formaturas
Mariana Rios e Luiza Valdareto. (Fotos: Globo/Divulgação)
O tradicional mês das noivas, maio, está sofrendo a forte concorrência de dezembro – que, além de todas as festas de final de ano ainda é a época das formaturas. Ambas celebrações estão hoje entre as poucas que exigem um look mais elaborado – em geral, não dá para ir de calça jeans não... Um vestido curto ou na altura dos joelhos é uma opção certeira para convidadas. Longos, a exemplo do dourado usado pela atriz Luiza Valdareto, estão entre os mais cotados para formandas e madrinhas. O estilo da cerimônia e o horário vão ditar o grau da sofisticação: enquanto festas de dia pedem algo mais leve, à noite pode abusar dos brilhos e bordados, como fez Mariana Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário