Pedro Silva, presidente do IVC Crédito: Arquivo M&M |
O Instituto Verificador de Circulação (IVC) está criando uma medição de audiência de eventos corporativos, como fóruns, seminários e congressos. Patrocinadores e agências têm demandado informações sobre o retorno desse tipo de investimento, disse o presidente da entidade, Pedro Silva, em entrevista à Folha de S.Paulo.
Na nova auditoria, serão analisadas as inscrições e o público no dia do
evento. Num segundo momento, o IVC classificará a audiência segundo hierarquia
profissional (diretores, gerentes, analistas etc.), traçando um perfil
sociodemográfico. Alguns eventos já estariam interessados no serviço, entre
eles o Fórum de Marketing Digital Digitalks, em São Luís (MA), em dezembro, e o
Rio Boat Show, previsto para o começo de 2014.
Pequenas circulações
O IVC também inicia seu novo serviço de auditoria de veículos de pequena
circulação, até 5.000 exemplares. A entidade já havia anunciado a medição em setembro, que vai
iniciar com um teste envolvendo com 55 jornais catarinenses. A experiência
é fruto de parceria com entidades e associações de classe do estado, onde hoje
o IVC verifica a circulação de Diário Catarinense; Hora de Santa Catarina e A
Notícia.
O custo também é menor do que o previsto originalmente. Quando o programa foi
inicialmente concebido, em abril deste ano. Na ocasião, Silva dissera ao Meio
& Mensagem que o serviço valeria cerca de R$ 1,6 mil anual. O pacote
lançado agora custa menos da metade: R$ 720 por ano. Após a experiência em
Santa Catarina, o novo programa será estendido para outros estados.
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