quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Opinião: Carnaval

Apesar de não ser um grande entusiasta do "maior espetáculo da terra", o que aconteceu no sambódromo paulistano revoltou não apenas os diretores e representantes das escolas, mas toda a população brasileira com a vergonha que alguns bandos (independente da cor da agremiação) fizeram o país passar com os atos ridículos de vandalismo na tarde da apuração. Vergonha esta que já sinto naturalmente durante o carnaval que, apesar de ser considerada uma grande festa, linda, maravilhosa, que atrai milhares de estrangeiros, enfim, a visão que tenho nesse período é que meu país se torna o "prostíbulo" do mundo para os gringos e para o povo brasileiro, a alienação que já é bem comum, se torna ainda mais estimulada. "Ah, 'esquece' isso, agora é carnaval; depois a gente resolve"; ou o clássico "o ano só começa depois do carnaval". Pra quem? Pra mim, não.

Durante a confusão no Anhembi, acompanhei as redes sociais debatendo o tema. Opiniões parciais a favor ou contra determinadas agremiações específicas. Algumas cabiam. Outras, desinformadas, ridículas, sem nexo. O que sobra de toda a confusão é um anúncio de título do carnaval sem aquele "NOTA DEZ" final que faz a quadra da escola explodir de felicidade. O carnaval paulista perde e cada vez parece mais distante do carioca nesse aspecto.

Quanto às punições, já que algumas escolas dizem representar times de futebol, faça-se o mesmo que para os clubes quando seus torcedores lançam objetos ao campo ou arrumam confusão. A punição é para o clube, não para os indivíduos. Seja com o impedimento por um ou dois anos de desfilar ou qualquer outro julgamento que realmente não deixe a sensação de impunidade. Infelizmente a maioria sempre paga pela minoria e o ser humano se torna cada vez  mais imbecil com o passar do tempo. É a 'evolução' da espécie...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário