segunda-feira, novembro 11, 2013

Conheça as tendências para os vestidos de festa

(Foto: Thaliane Veigas Fotografia)



O dia da formatura é especial, e por muitos formandos foi esperado e idealizado, sendo um momento emocionante para quem conseguiu se consagrar um profissional. Há inúmeros detalhes para a grande festa: os convidados para a cerimônia, os ensaios para o grande momento e, claro, a escolha dos elementos pessoais, como maquiagem, sapato, cabelo, terno e o vestido. 
Como a temporada de formaturas está se aproximando, a editoria de Moda começa nesta semana um especial formaturas. Serão quatro edições, onde falaremos sobre dicas de maquiagem, de penteados, de trajes masculino e feminino para formatura.

Hoje trazemos dicas para vestidos. Com a ajuda da designer de moda Ana Elisa Pichetti Rucinski, você vai poder conhecer os modelos, as cores e os detalhes que estão em alta nesta estação. 
Transparência
Sobre os detalhes que irão compor os vestidos, o destaque maior vai para a transparência. Conforme a designer, a transparência virou febre, e é o que estará em evidência dentro da moda festa. Entre os tecidos que vêm sendo usados para criar esses detalhes destaca-se o tule illusion ou outras variedades de tule e até de rendas vazadas. A transparência pode ser aplicada no mesmo tom da roupa, no tom da pele, num tom sobreposto ou com um recorte que mostre a pele natural. Ela costuma ser usada no decote, costas, parte dos braços, abdômen e saia, mostrando as pernas. 
“O uso da transparência pode ser em detalhes sutis ou também mais ousados. Hoje há vestidos que são inteiros transparentes, que são cobertas apenas algumas partes do corpo. Mas, claro, a pessoa pode adaptar o modelo ao seu estilo”, comentou. 

Renda
Além da transparência, os vestidos da moda festa continuarão com os detalhes em renda, mas agora com um diferencial. Segundo a designer, não se usará mais a renda solta. Ela vem revisitada, sendo usados tipos que até algum tempo estavam fora do mercado, como a renda guipir, a chantilly e a renda francesa. “Esses são tipos de rendas mais nobres, que se usou muito nos anos 80 e 90 e que hoje estão voltando”, comentou. 
Quando usada, a renda ganha destaque em quase todo o vestido e uma tendência é o uso de mais que um tipo de renda, de dois a três, ora sobreposto, ora separado, valorizando e enriquecendo ainda mais o vestido. 
Outro detalhe que não saiu de moda são os vestidos bordados. Muitos modelos têm vindo com desenhos e figuras geométricas bordadas, inspirados nos movimentos do art déco e do art nouveau ou com bordados inteiros, contínuos. 
“O bordado, há uns cinco anos, estava bem em baixa, mas agora ele volta super em alta. Contudo, as pessoas que desejam um vestido com bordado feito à mão devem procurar com antecedência, porque o trabalho manual pode demorar até três, quatro meses para ficar pronto”, recomendou.   

Modelos
Os formatos dos vestidos nesta estação estão bem variados, sendo usados tanto os modelos mais justinhos como os mais largos, com saias mais amplas, no estilo godê liso, com pregas ou texturas. “Na saia godê usa-se muita fluidez, com o godê ponche ou franzido, com muito pano”, explicou Ana. 
Quanto ao comprimento, ela comenta que uma tendência são os vestidos com forros curtos, com uma saia lisa e transparente por cima, que segue até os pés. “Pode-se usar nesses casos tecidos como o gazar, o tule e até a própria renda, mas com forros curtos, para trazer um visual mais verão, mais jovem”, destacou. Também os detalhes, como as fendas, estão bastante em uso.

Cores
Das cores que estarão na moda, os tons pastéis continuam em alta, e o prata e o dourado voltam fortes. As cores de base, como o nude, champanhe, rosê e o pérola igualmente terão destaque. 
Como é verão, as cores fortes da estação não ficam de fora. Os tons de verde, com ênfase para o esmeralda e o Tiffany, podem ser grandes apostas. Assim como os tons de azul, como o turquesa e o marinho. Quem deseja uma cor mais feminina, pode apostar no pink, que chega misturado com o coral e transforma-se quase que em um pink neon. O vermelho também pode ser uma opção, mas chega com um tom mais vivo, deixando de lado o tom de vermelho escuro, que foi muito usado no inverno. Além de todas essas opções, a designer comenta que os tons cítricos, como laranja, também são cores que estarão em alta neste verão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário