sexta-feira, março 29, 2019

POSTAGEM URGENTE!

Recentemente, usei uma das redes que percebo maior interação com o que posto, o Facebook, para perguntar: “Quais redes sociais vocês usam e por que escolheu essas?”


Antes de publicar esta pergunta, eu a fiz para mim mesmo. As respostas foram um tanto reveladoras. No perfil pessoal do Instagram, por exemplo, repensei o porquê de mantê-lo. Sou locutor e não será lá que arrumarei novos Jobs de locução. Há caminhos bem mais profissionais para essa demanda. Não sou um especialista em microfones, cabeamento e aparelhagem, logo, tenho pouco a acrescentar aos meus seguidores. Escrevo meus poemas. O insta também não é o melhor canal para vídeos e textos. Logo, não haveria porque usar este espaço com essa proposta e ainda mais com um nome (@) que não tem nada a ver com o tema. Gosto de pedalar, correr, mas, por puro prazer próprio, sem me aprofundar em tecnologias de roupas esportivas ou peças e acessórios para bikes. Dessa forma, não sou nem busco ser referência nesse tema. Dessa forma, repensei e entendi que era uma rede que apenas me consumia tempo e pouco tinha a me acrescentar profissionalmente. E antes da contra-pergunta:  não, eu não quero usar para exposição pessoal. Em nada me evolui.


E entre as respostas que obtive, houve quem optasse em algumas para postar, mas, pouco interagia. Em outras, mais para interagir e pouco posta. Houve também quem tenha bem definida uma ordem de prioridade e quem filtrou quais redes usa para cada fim. Essa disciplina não é tarefa fácil.

O Twitter, de longe, é minha rede favorita pela praticidade e informação que adquiro através dela. No entanto, reconheço que, nela, sou muito mais um receptor de conteúdo que alguém ‘interessante’ de ser seguido. No Facebook, que, recentemente dei uma boa afastada das minhas preferências, percebo que é uma das mais eficazes em interação de pessoas que realmente fazem parte do meu convívio. Nesse caso, ando repensando a dedicação de mais tempo ao bom e velho Face.
Para meu trabalho com os eventos, o Instagram - conta empresa já parece ser o mais interessante. O visual dos eventos impacta de forma mais positiva e os conteúdos que escolho apresentar são mais adaptados ao que é atrativo ao insta. Reavaliar se o seu conteúdo é visual e bonito ajuda muito a entender se esta rede social é a mais adequada para você.

Quando vamos para o LinkedIn, outro tabu para muita gente, inclusive pra mim (assumo), reveja seus contatos e os conteúdos que pretende publicar. Em sua carreira, você pode ter passado por diversas áreas e, certamente, nem todos os seus colegas de profissão vão se interessar por conteúdos que não se enquadrem em seu rol de atividades. No entanto, reavalie se esta é uma rede social interessante para você e se a resposta for sim, coloque na balança o tempo geral que dedica a redes sociais e calcule essa proporção referente ao LinkedIn. Você pode encontrar aí aquele ‘ladrão’. Sabe quando há um desvio ou um furo num cano e dizemos que a água está escapando pelo ladrão? Nesse caso, é o tempo que falta e você justifica com outras atribuições.

Em conclusão, elaborei este texto pela insatisfação pessoal com o consumo do meu tempo com as redes e quando fiz a reflexão sobre as razões aplicadas, estratégias e objetivos, descobri olhares ainda inéditos pra mim. Fazer esta revisão interna do porquê usamos redes sociais e por que escolhemos uma ou outra é, no mínimo, esclarecedor.

Seria muito legal saber se você já tomou essa iniciativa antes, quais resultados ou respostas obteve e quais foram os passos dados para mudar. E lembre-se de duas coisas:


  1. Ninguém está nem aí pro que você posta da sua vida.
  2. Não entregue sua felicidade ao número de curtidas ou à atenção que conseguiu atrair na timeline das pessoas.

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