terça-feira, junho 11, 2013

Agonia

Faz muito tempo que eu não escrevo nada
Plagiando 'Aos meus heróis', retomo a escrita
Retomo um bloquinho e uma caneta avermelhada
E algumas ideias antes que fossem esquecidas

Vim falar de agonia, de várias delas
Agonia que aflige, que muito incomoda
Dos arranha-céus até longínquas favelas
De uma dor que invade, não escolhe a hora

Dor de um gesto, de um tiro, de uma faca, de uma palavra
Que sangra, de uma mentira, de várias, de uma vida falsa
De um amor, de vários, que nenhuma das chaves abra
Revele a agonia que acompanha a dor dessa alma

Preconceito, corrupção, intolerância, temor e medo
Minhas aflições não param por aí, tem muitas mais
Revolta, ódio, indignação, desesperança, desespero
Sentimentos que se fortalecem, até se tornarem banais

É banal sentir toda essa agonia na vida?
Pra mim sim, ainda bem que tenho a poesia
Ela disfarça a dor de uma forma até bonita
Em que trocamos a palavra tristeza por melancolia

Tenho agonia quando uma criança sofre
Quando é impune quem matou alguém
Quando mais um caso se descobre
E nunca cobre quem faz bem

O amparo é sempre invertido
Meu governo só quer meu voto
Aqui, se valoriza bandido
E querem que eu seja devoto

Vou ter fé em quê e por quê?
Por ter? Não, muito obrigado
Ouço que sou pessimista, preciso esperança
Pra ser de novo enganado?

"Ame-o ou deixe-o"; já estou na segunda opção
Aqui tem miséria, preconceito, injustiça, e ainda chamam de nação
Como um país quer crescer se é um lixo a educação?
Tem violência e abuso; acreditam mesmo que sou cidadão?

No meu país, não tem cidadania
No coração, alienada e falsa alegria
Nossa lei diz termos direito à moradia
Não temos nem dente pra comer e sorrir dia a dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário