sexta-feira, setembro 17, 2021

Das Ideias Que Eu Queria Ter Tido

Fala aí, quantas vezes já viu esse tema discutido?
Pr'um compositor, sempre se questiona
Quais canções queria ter escrito

Quais versos queriam que fossem de sua autoria
Por sua mente fosse concebido
E, como um alguém da poesia, brisei nessa ideia outro dia
Das ideias que eu queria ter tido

Nesse curto instante que comecei a enumerar
Já pensei que a poesia está solta no ar
Ao alcance de qualquer um
As ideias que não pude pegar
Ocuparam a folha de algum...
Alguma compositora, poetisa
Das ideias que não consegui rabiscar
Faltou-me a vivência daquele olhar
Aquele repertório pra observar
É disso que a linha de um verso precisa

Das ideias que eu queria ter tido
Dataria em meu registro, outra década de nascido
Outro Estado ou cidade, talvez
Em vez do meu instrumento com quatro
Ter aprendido aquele mais clássico, com seis
Trocado meus calos das cordas de aço
Por nylon e timbres mais versáteis

As ideias que eu queria ter tido
Eu não poderia ter tido
O ângulo que enxergo o mar
Estaria em outro andar
Ou até por posição invertido
Ao de quem pôs-se a versar

Eu não poderia ter escrito
As coisas de um lugar
De um ambiente não vivido
Nem o que eu não acredito
Mas, o que eu não escrevi, eu repito
Eu canto, mesmo sem saber
Eu declamo, eu recito
Eu admito
Que mesmo não tendo escrito
Como eu queria ter tido
Aquela ideia pra escrever

Eu queria ter escrito a Magia Negra, do Sergio Vaz
E tantos outros poemas dele, fenomenais
E aquele que faz os versos na Fátima,
Sabe aquele rapaz? Bráulio Bessa
Das ideias que eu queria ter tido
Está aquele cordel
Se o Brasil fosse dividido
E o Nordeste ficasse independente
Eu queria ter propriedade
Junto com versatilidade
Pra falar de terra seca e quente
Como falo do frio asfalto da cidade (Não existe amor em SP...)

Eu queria ter ideias do Nei Lopes, do Chico
O Buarque, do GOG, do Brazza e Mano Brown
Ou pelo menos em um pouco dessa fonte ter bebido
Ter visto de perto, assistido
Tudo o que fazem de genial

Das ideias que eu queria ter tido
Eu tive outra
Aguçar meu ouvido
Meu faro, visão, paladar e o tato
Um por um, cada sentido
Pra que tudo que eu senti, de fato
Em cada verso, escutado ou lido
Tenha em mim assimilado, acumulado
Pra que, na próxima ideia,
Não seja mais a que eu queria
Num tempo imperfeito e passado

Será a ideia que eu tive
Que escrevi e trouxe comigo
De um pretérito, agora perfeito
Que eu trago ao presente do indicativo
Que ao me lerem, eu tenha um pouco de cada
Das ideias que eu queria ter tido

Nenhum comentário:

Postar um comentário