terça-feira, novembro 24, 2009

Queria ser gostosão

Queria ser gostosão. Gostosão: aumentativo de gostoso, no gênero masculino. Segundo o Aurélio, gostoso é um adjetivo que significa 1. que tem bom gosto ou sabor; 2. que dá prazer, satisfação, agradável; e já aponta como Gíria Brasileira também se referindo à pessoa muito atraente, sensual. Feitas as devidas definições, começo a me questionar: o que tem que se fazer para ficar gostoso é gostoso? Muita coisa não.

Prefiro, mesmo com uns quilinhos a mais, e juro que são poucos, fazer meu dia ser mais gostoso, sem privações. Controle, sim; loucura, não.

Ser gostoso também é ser agradável, dar prazer. Que me desculpem a maioria, mas prefiro tentar ser gostosão nesse sentido. Ser uma boa companhia, ter assunto e, mesmo não sendo a novela, os reality shows e as músicas da onda, ser cavalheiro, ser amigo, ser parceiro.
Mas, para ser gostosão, o primeiro passo é malhar, malhar e malhar; suar, suar e suar; e, sem dúvida, se definir. Posição política? Opinião? Classe social? Preferências culturais? Não, não e não. Somente músculos. Peito, ombro, costas, bíceps e tríceps. Para os gostosões, perna se der tempo. Ah, ia me esquecendo do tanquinho no abdômen. Essa é a fórmula e o estereótipo do gostosão. Não precisa mais nada. Só isso. Não importa a que custo.

Esse mesmo gostosão de preferência nacional poupa seu rico dinheirinho e diz que é “mó” caro pagar R$40 ou R$50 em um livro. No entanto, esse mesmo saradão não hesita em investir o dobro em suas formas perfeitas. Academia? Não somente. Suplementos, complementos entre outros “entos” “colaboradores” para se alcançar o estágio gostosão.

A idade chega e não é só para mim. Ou você será um velhinho gostosão e sarado? Ser fofinho ou não ser malhado (ou gostosão, como queiram) não é nenhum crime ou pecado. Atentado de verdade é contabilizar calorias daquele doce que nos enche os olhos e a boca de água. Poderíamos contar tantas outras coisas: quantas roupas doamos esse ano? Quantos abraços demos nesse mês? Ah, sei lá, tem tanta coisa...

Viver de maneira gostosa é gozar momentos que, invejem-nos gostosões e gostosonas, vocês não podem, como nos ver deliciar um super mega gostoso pote de sorvete, com calda e tudo. E nem anotamos quantas calorias ingerimos na nossa tabelinha de bolso. E para irritá-los mais ainda, senhores gostosões, fazemos isso sem culpa. De verdade. Não sabem como isso é gostoso.

Não incentivo o descuidado com a saúde, mas obsessão também é doença. Sabemos que exercícios são importantes e todo aquele papo de controlar o colesterol e tudo o mais. Mas comer algo que nos dá prazer também está entre os significados de gostoso. Todavia, os gostosões não pensam assim.

Correr, caminhar, pedalar e até malhar pela saúde é necessário, mas deixo um conselho: Leiam sempre as outras definições do dicionário: você pode descobrir outras definições e, por que não se enquadrar em uma delas, gostosão?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário