segunda-feira, julho 18, 2016

Sócrates + Windows

Hoje em dia, com as redes sociais sendo a única atividade (com todas as aspas do mundo) realmente “social” que muita gente tem, eis que me surge a seguinte ideia.

Você conhece a regra das 3 perguntas de Sócrates? Em determinada ocasião, um amigo procurou o filósofo para contar-lhe algo. Sócrates interrompeu antes de ouvir a novidade e fez três perguntas ao amigo: o que me dirá é bom? É verdade? É útil? Com a resposta negativa do interlocutor a cada uma das perguntas feitas, Sócrates conclui: se não é bom, não sabe se é verdade e pode não ser útil, por que vai me contar?


Já pensou se usássemos esse ensinamento integrado à tecnologia atual? Já imaginou se as redes sociais também se utilizassem desses 3 filtros, no formato daquela tela de “Deseja continuar” do Windows? Imagine como seria drástica a queda de publicações nas redes, porém, com mais reflexão e mais úteis. Como ainda não tiveram essa ideia, #ficaadica (que eu sei que não será aceita), no entanto, que tal se em nosso aplicativo chamado cérebro, tentássemos implantar esta ferramenta? Poderia ser bom, verdade e útil para nós mesmos, em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário