Mostrando postagens com marcador temer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador temer. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, agosto 31, 2017

Discurso Grato


É com imensa satisfação
Que cumprimento estes nobres senhores
Pela sábia decisão
De preservar nossos valores
Com aval da população

Deste povo brasileiro aguerrido
Fez coro à nossa missão
Foi amplamente difundido
Revista, hashtag, televisão
Sou realmente agradecido
Pela manifestação

Foi esse nosso povo trabalhador
Que agraciamos com a reforma
Ao estudante que lutou
O ensino médio se transforma
A quem é aposentado, minha senhora, meu senhor
É com prazer que o país informa
Que é por quem tanto se planejou
O benefício que conquistou, estorna

E de estorno em estorno, um retorno
A um passado de transtorno, estorvo
Em que tudo ao em torno
Volta a ser como era, morno, retorno
E eu retorno ao retrocesso do suborno
Daquele que não aceita o visível corno
De que foi o recheio e o contorno
Para tirar da engrenagem, o torno
E novamente botar o país no forno

Não no fogo gostoso de lareira
É fogo que corrói nosso verde bandeira
Não é a evolução brasileira
Manja o inferno? Estamos à beira

Num aquecimento hostil
Mercantil, municiado com fuzil
Que expressa em ódio viril
O sentimento mais vil
Preconceito no Brasil
De raça, de credo, de classe,
De formação estudantil

Olha pro Rio
Nosso cartão postal que se esquive
Da munição do novo Steve
Entre a bala e você, pode crer,
Ela é mais livre

quinta-feira, junho 01, 2017

Café com mesóclises

Somos uma nação de 200 milhões
Um povo que desperta emoções
Ainda únicos, pentacampeões
Recentemente marcado por manifestações

Somos também um povo lutador
Hospitalidade, nosso grande valor
Há sim, frentes que tentam se opor
Nada que ofusque nosso fulgor
Mas, com tantos pontos a nosso favor
Quero ver quem aceita o que aqui vou propor

Não quero de forma alguma desafiar
Quero apenas questionar, pôr pra pensar
Quais próximos passos vamos andar?
Qual caminho tomar pro país não parar?

Recessão, crise, corrupção
População vive de enganação
Percepção permite reflexão
Televisão proíbe apuração
Em reunião, se define a posição

Caos se instalou, gigante acordou
E agora que a rua lutou
O poder mudou, objetivo alcançou
A presidenta tirou, o Brasil não parou (e nem pode)
o que faremos agora
Há tanta vida lá fora, Lulu Santos cantou
Bora continuar o que começou?

O discurso que o povo gritou
Era que despertou, se ligou
Que todo mundo que roubou
Pra esses acabou, o fim da linha chegou

Mas, sem defesa, sem um lado partidário
Eu só acho, agora estou retardatário
Cortaram-nos o salário, aumentaram o horário
Emolduraram-nos o vocabulário
Com mesóclises no plenário
Prejudica-lo-emos, operário
Nós nem sequer entendemos
Pois nem temos dicionário
Nem usar nós sabemos
Então, nem dá pra ser contrário
Sendo assim, aplaudi-lo-emos

Ou então nos revoltemos e continuemos
A rua está lá, o país continua
Ou vamos nos calar, mesmo com tanta falcatrua
Bora moralizar, pões hashtag vem pra rua

Que tal agora misturar o amarelo e o vermelho
Talvez num tom alaranjado
Não tão laranja quanto o Trump
Ou um laranja que te banque
Ele só quer que você trampe
O que é propina não estanque
Ele só quer o resultado
Igual a fruta, não pó Tang
Te espremer até o caldo

Quer a polpa, a pura nata
O cafezinho que é por fora
Na medida mais exata
Que você tão bem o trata
O seu bem ele destrata
E gentilmente ele te mata
Vai que você abre a boca e delata
No jornal não vai errata
O custo daquela capa
Chega uma grana, trinca, empata

Jogo rápido, bate-bola
O que o povo quer?
Diz aí, não enrola
Saúde, segurança, escola
E o que acontece que não rola?
Vixi, o dinheiro escapa em sacola
Em maleta, na cueca se embola
Sabe o esquema e ninguém cola
nesse cara e esfola?
Mas, são muitos, quase todos tem cartola?
Não dá mágica que sai coelho
É sem magia, é só dinheiro
Mas, o povo brasileiro
Não acaba com essa raça
Nada, a gente come o que ele amassa
Papel na carne também passa
Não os vê como ameaça
Não importa o que ele faça
E qual seria a solução?
Lembra do discurso inicial?
Da nossa indignação
Precisa agitar o pessoal
Pois na estagnação, antes tão habitual
Se aceita a condição
Tipo adestramento animal

Então, vai lá o que fazer?
- Tirar o presidente, explodir nosso Congresso
Botaram fogo, jogaram bomba, o povo ficou possesso
É vandalismo, é retrocesso
Queremos ver o progresso
Dessa forma, é sem sucesso
Enquanto você os defende
Quem jamais será réu confesso
Ladrão que é ladrão não se rende
Quer gritar do sofá? OK, não impeço!
Já que você não teve culpa e votou no Aécio
Bora unir e lutar pro país?
Pra não dar na mão de quem tem corrupção na raiz
É só isso que te peço
Vamos escolher, vamos ouvir o que o povo diz
Botar alguém que o povo quis
A meta é igual, o progresso
Senão fomos força motriz
O cafezinho segue no expresso.

quinta-feira, março 23, 2017

Manifestações / Temer / Espelhos / Funcionário da Fábrica de Panelas

Ainda ontem, chorei de saudade... não, não é a música sertaneja clássica ocupando espaço neste humilde blog. É sim, um sentimento de muitos que ontem viram seus direitos conquistados com tanta luta, com tantos protestos e há tanto tempo serem reduzidos a pó em menos de um ano. Nesses 7, 8 meses de governo Temer, o trabalhador que manipulado foi às ruas e gritou por tudo isso ainda não assimilou o que está acontecendo. Nem sei se alcançará esse ponto, mas, vai perceber na conta final que perdeu alguma coisa, mesmo sem entender o porquê e exatamente o que.

Nem adianta gastar algumas linhas explicando o porquê ele perderá, pois, a TV diz que está tudo bem e que, na verdade, ele não está perdendo nada; e, claro, ele acredita muito mais na TV que em qualquer outra coisa. Mas, hoje, deveria ser um dia triste para o trabalhador brasileiro, mas, para isso, ele precisaria entender o que está acontecendo. O que não é um fato neste momento. E pra coroar a diversão nacional, hoje, o Brasil pode se garantir na próxima Copa do Mundo, na Rússia. Brasil x Uruguai, isso que importa.

Eu gostaria muito de ver um repórter chegar no jogador que diz ser um representante do país e perguntar: - Como você avalia a aprovação da proposta que permite a terceirização em todas as categorias de trabalho?

Eu aposto o que quiser que nenhum deles seria capaz de responder minimamente com fundamento em 2 frases, pra não ser muito exigente de pedir mais. Nós não entendemos quem somos, porque fazemos as coisas e por quais razões escolhemos quem ilustra nossa cara. Em nosso sonho individual, somos um povo que sonha em ser o 10 da seleção, um BBB ou um ser rebolante e cheio "dos glamour" na TV, não importa em qual papel. Esses são os nossos espelhos, os nossos ideais de sucesso.

Os veículos de comunicação, predominantemente sediados em grandes e nas mais importantes capitais divulgou o discurso que a população brasileira queria o impeachment de Dilma Roussef, queria tirá-la do poder e tudo mais. Que fosse assim, mas, o discurso adotado de "a maioria quer" só tem uma forma de ser consolidado: eleições. De resto, é parecer, chute, pesquisa por amostragem e bla bla bla.

A maioria destes Estados onde estão as mídias poderosas realmente estavam contra o atual governo e disseram isso nas urnas, mas, o Brasil não é formado somente por estas capitais e grandes cidades, nem temos um sistema de votação como o estadunidense, em que Hillary Clinton teve mais votos no cômputo geral, mas, perdeu pro Trump, que venceu em estados mais fortes. Nosso sistema eleitoral é baseado em todo voto ter peso igual.

São Paulo, palco das maiores manifestações, fez prevalecer sua vontade através do convencimento da mídia sobre a população que o país inteiro queria tal mudança, o que numericamente não se pôde confirmar irrefutavelmente. Mas, no fim, prevaleceu o grito do mais forte e o bater de panelas. Panelas estas que prometeram ser ensurdecedoras com todos, que era só o começo. As fabricantes que comemoravam, pois, devem até ter aumentado a linha de produção, pois panela amassada não faltaria. Lamentemos nós e os fabricantes que contrataram mais gente em vão.

Só deixo aqui meu boa sorte para que esse funcionário que será dispensado da fábrica de panelas consiga se recolocar logo pra dar tempo de se aposentar e torço ainda mais que na próxima jornada, seu próximo patrão ainda lhe solicite a carteira de trabalho.

Papelão sem Providência