quinta-feira, dezembro 10, 2009

Paz?!

Você sabe o que é o bem e o que é o mal? Nos desenhos animados, eu sabia. Lá, se combatia o mal e o mocinho sempre vencia. Que graça, não é?

Hoje me deparei com a notícia que Obama ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Comecei a rir, entretanto a ira tomou conta, fique muito revoltado. Em seu discurso, o presidente da maior potência mundial, disse que “alguns instrumentos de guerra precisam ser utilizados para se alcançar a paz. É preciso combater o mal”.

Vamos ver se entendi, segundo Obama e os estadunidenses em sua maioria (pois o elegeram, provavelmente por concordar com seus ideais) definiram que o Iraque, o seu quase xará, Osama, são o mal. E eles são o bem. Então, para se alcançar um estado de paz, exterminamos o inimigo. Pacífico isso, hein?!

Será que o exército “inimigo” pensa da mesma forma? Será que, para eles, o bem são os EUA e eles são os vilões? Essa brincadeira de bem e mal é muito legal na ficção. Mas, estamos falando de mundo real.

Será que o mundo vai acabar mesmo em 2012? Tomara, não estou entendendo mais nada. Acho que temos que explodir tudo e começar de novo. Temos que dar um ‘boot’ no PC, dar um ‘reset’, porque ocorreu um erro não tratado. Ou foi um surto, uma epidemia de vírus.

Não sou advogado de Osama, nem de Obama, mas isso é muito maluco. Não dá para entender. Pelo menos, minha inocente ou despreparada cabecinha não consegue compreender. Facções de torcidas entoam coros similares aos de Obama e são taxadas marginais, bandidas. E são mesmo. Com Barack não pode ser diferente. Mas é. Até prêmio recebeu.

Pessoas e sociedades são diferentes, umas das outras. Fazer o que?

Poderíamos sugerir que acabemos com todos que nos incomodam, todos que nos estorvam e atrapalham nossa caminhada. Seria tão mais fácil... O estranho é que do lado de cá, ou seja, o lado Ocidental, nossa cultura é predominantemente cristã e, em muitos lugares e situações, nos orgulhamos por isso. No entanto, qual é o primeiro mandamento mesmo? E o quinto? Você lembra, irmão?

DICA OU RECOMENDAÇÃO: PARA ALÉM DO BEM E DO MAL - NIETZSCHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário