quinta-feira, maio 27, 2010

Família

Complicado falar de família
Mais complicado ainda é a própria família
Convivência, desavenças e também confiança
Quando nascemos, trouxemos esperança
Dependemos dela a nossa sobrevivência
Sob o afago do lar e da segurança

Família tem seus entreveros
Brigas, tretas até feias
Mas o sangue que corre nas veias
Os diferenciam de terceiros

Pai, vô, primo, madrinha, cumpadre, irmão
Mãe, vó, cunhada, genro e o triste sogrão
Nora, sogra, tanta gente dividida até em grau
Tem os infiltrados; tem gente a dar com pau

Família conhece os defeitos e aponta manias
Também, são tantos boa noite e tantos bons dias
Dias, tardes, madrugadas de cumplicidade
Que protege e atende a toda necessidade
Um ciclo unido ninguém invade
E, na mínima distância, se transforma em saudade
Construção, teto e muros de privacidade

Apoia, aconselha, esbraveja no erro
Mas o grito qual seja não vaza paredes
Não pula o muro para a casa vizinha
Pra não criar buchicho de qualquer picuinha
Sabe aquele burburinho, aquela fofoquinha?
“Sabe quem ta grávida? Aquela mocinha...”
“Sabe o rapaz do 79? Eu ouvi que é bichinha”

No entanto, nada como ter alguém pra contar
Quando houver problema pra solucionar
Quando tiver histórias pra compartilhar
Quando quiser um ombro pra desabafar

Irmãos. Graças a Deus, tenho os meus
Sou até meio desnaturado, reconheço
Tenho dois que nem conheço
Mas, tenho mais do que mereço
Gêmeos de papai e gêmeos de mamãe
Quatro em duas levas e tem mais quatro por aí
Perdidos, espalhados pelo mundo
Ouvi dizer que desses dois que não conheci
Tem um rapaz e uma moça, não sei a fundo
Nem sei o nome, pode ser qualquer Raimundo
Carlos, Paulo, Felipe, Rafael, Edmundo
Sei lá, o da menina então, nem se fala
São mais irmãos que poltronas na sala

Porém, se o assunto é proximidade
Tenho dois, que te confesso a verdade
Não podia escolher melhor raridade
São parceiros, meus brothers, irmandade
Nesta semana, atingiram a maioridade
Além dos parabéns, puros e simplórios
Quero neste poema, deixar registros notórios
De um sentimento que envolve esse laço
Que não cabe em palavras, talvez num abraço
Que nossa história se estreite a cada passo
Reforce tudo o que podemos fazer
Sendo irmãos e companheiros até morrer,
Não importa a ordem que eu venha a dizer
Meus parabéns a Cauê e Luan
Ou parabéns a Luan e Cauê

Nenhum comentário:

Postar um comentário