quarta-feira, maio 05, 2010

Ontem, 04 de abril de 2010, 73 anos sem Noel Rosa

Eu, com apenas 25, sinto saudades. Um poeta que de Tipo Zero não tinha nada. Era um Bom Elemento, mas não Devo Esquecer que se intitulou Rapaz Folgado. Mentir não era muito seu hábito. Quanto às acusações, o título de Malandro Medroso também não lhe cabe.

Um poeta como Noel não deixou dúvida, nem É Preciso Discutir, resta-nos apenas deixar Cordiais Saudações ao malandro. Malandro não! “Malandro é palavra derrotista, que só serve pra tirar todo o valor de um sambista”. Apesar de sua tenra idade compôs algumas Ingênuas canções, mais de cem. Um A.B.Surdo para a idade! Você, por exemplo conhece alguma destas?

Pena, pena mesmo ter-nos deixado tão cedo. O Silêncio de um minuto serve como homenagem, mas Agora, quase tudo que se faça, mesmo tantos anos depois não será suficiente para suprir a falta de Noel para o Brasil e, claro, pra música brasileira. Ensinou aos poetas desde o A.E.I.O.U., e Nunca... Jamais o esqueceremos. Se a sorte me ajudar, Estamos Esperando, Pela Décima Vez, novos Palpites. E só surge Palpite Infeliz e João Ninguém. Precisa-se de uma Estátua da Paciência para procurarmos e, raras vezes encontrarmos por aí sambas como o dele e Conversas de Botequim. Ando cismado...

O maior castigo que te dou, ou melhor, que ele nos deu, foi ter partido e será que foi ele que organizou a Festa no Céu? De Qualquer Maneira, Deus Sabe o Que Faz. Não digas que sou do contra, tenho até Positivismo, mesmo sendo esta evolução (?!) do samba O X do Problema, sua Filosofia e seu Feitiço são uma Vitória para todos que amam a poesia, a música, o país e o samba.

No filme Noel, o Poeta da Vila, seu pai lhe diz que faz um verso a cada vez que tosse. A tuberculose foi cruel e levou Noel ainda novinho, muito novo, com apenas dois anos a mais que tenho hoje. E nos deixou tanto, encantou o Coração de toda uma época; e de uma época 70 e tantos anos depois. Não tem tradução o que sinto quando ouço um violão, cada acorde e palavra de suas canções.

Envio essas mal traçadas linhas, Para o Bem de Todos Nós, para que reforcemos suas lembranças e hoje poder apenas decidirmos Com Que Roupa iremos à Esquina da Vida e com Feitio de Oração cantarmos Noel e cada verso de seus sambas.

Desculpe-me o atraso para nascer, mas mesmo assim, Prazer em conhecê-lo e Até Amanhã, seja lá quando for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário