sexta-feira, outubro 05, 2012

BRA x ARG Resistência e Essência / #omaiorbrasileiro

Resistência. Eis o nome da cidade cujo estádio ficou sem luz para uma partida entre Brasil e Argentina. Parece piada e clichê a falta de resistência elétrica que o estádio furreco onde foi marcado um duelo como este demonstrou ao mundo todo.

Como tudo vem perdendo a essência, esse foi apenas mais um caso. Quem estava realmente empolgado? Não vi um sequer. Era Brasil e Argentina com cara de Glasgow Rangers e Apoel. Não havia expectativa. E era Brasil e Argentina. Aquele da Copa Rocca...

Voltando ao vexame, a luz foi cortada após o ônibus da Seleção Brasileira esbarrar em um fio de energia que abastecia o modesto estádio. Isso é que dá pensar primeiro na política de interesses que na capacidade e profissionalismo. Jogadores deixaram seus clubes, viajaram, se prepararam e, no fim, voltaram sem jogar.

Essa extração da essência em tudo é o que faz as coisas perderem sentido. Assim como hoje, por mais que eu queira, não consigo me empolgar e menos ainda, torcer pelo time da CBF, que em nada representa meu país ou transmite a nossa cara, a essência de ser brasileiro.


#omaiorbrasileiro

O SBT promoveu o programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". O vencedor foi Chico Xavier. O símbolo do espiritismo e também do amor, da caridade e do respeito ao próximo. Em votação pública, essa foi nossa escolha. Nada contra o Chico Xavier. Muito pelo contrário. Admiro-o. Mas, acho até contraditório um país tão violento e tão bagunçado como o Brasil eleger um homem símbolo da paz. É igual quando o Obama ganhou o prêmio Nobel da paz. No mínimo, estranho.

Na final, Chico Xavier eleiminou até com certa vantagem Santos Dumont, inventor do avião; e Princesa Isabel, responsável pela assinatura da Lei Áurea, em favor da libertação dos escravos. Dois grandes nomes da nossa história. Lamentável mesmo é que nessa lista de 100, houve atrocidades a essência de ser brasileiro. Absurdos imperdoáveis. Leia em #omaiorbrasileiro

Foi até uma boa escolha, mas essas votações públicas... bom, vem aí as eleições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário