Mostrando postagens com marcador pagode. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pagode. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, outubro 24, 2018

Quando você diz: “eu sou do samba...”

Saiba que a cada acorde que suas cordas executam, a cada ‘tum’ de sua percussão, você carrega com você o samba ‘do tempo que quem fazia corria do camburão’. Se hoje você curte samba, é porque muita gente plantou e hoje você só semeia e balança a bandeira num ritmo diferenciado do que os pioneiros fizeram.

Muito antes do período de autoritarismo e bem pouco depois do registro do primeiro samba, nos anos 1910 e 1920, o preconceito com nossa música, com nossa dança, com nossa origem já eram tão presentes que calos nas mãos e até vestimentas eram os crachás de músico, razão suficiente para aprisionar um dos nossos como vagabundo.

Se você não sabe que sua música resistiu à ditadura, à repressão policial e sua principal razão é denunciar nossas dificuldades e toda a opressão que sofreu ao longo dos anos, militar ostensiva e política, por que você faz samba?

Ser do samba é ser combate à repressão, combate ao preconceito e acima de tudo, ser combatente. Contra quem queira diminuir nossas origens territoriais, culturais e religiosas.

Quando você cita Bezerra da Silva, você trata de denúncia das agruras do nosso povo. Zeca Pagodinho não fica atrás em seu microfone aberto berrando ao mundo tudo o que passamos aqui. Nosso samba não é só ‘mania da gente’. Invadimos os casarões, as avenidas e, a cada passo, repressão, preconceito e luta. O espaço só foi conquistado assim. Ninguém saiu abrindo as portas pra gente. Se não fossem os ‘números baixo’ meterem o pé na porta, ainda estaríamos restritos lá nos quintais da casa-grande.

Hoje, você paga VIP pra ouvir um ‘pagodin’ e tomar suas bebidas medidas em anos e energéticos. O Bar da Esquina não faz mais sentido pra você, jovem sambista.

A cada samba que você ‘exalta’ (sem demérito na referência, de verdade), lembre-se que, se não fosse Martinho, teríamos sido suplantados pelo iê-iê-iê e pelas guitarras da década de 70. Ah, se não fosse a batida de partido-alto e a resistência.

Se você diz que é do samba, você PRECISA saber que o samba ‘perdeu sua voz de lamento’. Se você nem sabe do que se trata isso, todos esses trechos em itálico contam um pouco do que me refiro. ‘Quem faz samba, faz a história de um lugar’. Se você só curte a música pela festa com os ‘parça’, pela balada e por ser um som agradável num churrasco com os amigos, você nunca vai entender que “NINGUÉM FAZ SAMBA SÓ PORQUE PREFERE”.

terça-feira, novembro 22, 2016

Amor pra Casar

Solidão,
eu não sei o que dizer pro meu peito
Perdão

Coração
Se trancou nem se abre direito
Aprendeu com a ilusão

Quem se entregou o amor declarou
Pode ter se iludido e sofrido depois
Dizem que amor tem que ser pra valer
Que não é pra sofrer, é pra chuva de arroz

Alianças, o véu, o altar nosso céu
Uma lua de mel pra gozar
Quero andar de mãos dadas, minha namorada
E sempre... sempre vou te amar,

Pois o meu juramento, lá no casamento
Prometo cumprir até os dias finais
Eu te quero só minha a todo momento
O mais lindo exemplo pra outros casais

quarta-feira, setembro 28, 2016

Lá Na Quebrada

Lá na quebrada, aonde eu colo e o couro come
É na batucada, a galera vai pro funk
E vai madrugada, tem os cara que faz rap
Dá as canetada, e no domingo, bate bola
Aquela, pelada, e logo mais eu falo mais do que tem

Lá na quebrada, passo na tia das marmita,
Quarta é feijoada, tem cada história de vida
Que é barra pesada, e tem orgulho das vitórias,
Lá na quebrada, sai bem cedo e volta tarde
Com noite fechada, busão lotado mó aperto

E toma encoxada, que sem noção esses Mané,
Vai tomar porrada, Sigo correndo contra o tempo
Atraso é mancada, que lá na firma é bate-ponto,
Hora descontada, e faz mó falta pra pagar,
Casinha alugada, vou fazer um bico, vender cerva,

Aqui nas balada, tirar um cachê com meu cavaco,
Em outra quebrada, é a mistura da semana
Que tá assegurada, é tanta treta, mas, a gente,
Tá na pegada, não esmorece o couro é grosso
Aguenta a parada, pra vida estabilizar,

Dar aquela ajeitada, só não esqueça que a urna
Não é privada, pois tem uns cara que nem sabe
O que é a quebrada, te considera só um voto
Gente favelada, vê se te enxerga seu safado,
Que cara lavada...

Naaa queeebraaadaaaa, somos seu melhor refém
Naaa queeebraaadaaaa, somos o que te convém
Naaa queeebraaadaaaa, por nós diz que vai lutar
No fundo só quer dominar

A quebrada

terça-feira, setembro 27, 2016

Manchas do pecado

Só com você, eu sinto bem mais que prazer
E pega fogo, a gente faz acontecer
Tanto desejo que não dá pra disfarçar
Quando te encontro, já começa a esquentar

A gente se encontra, dá um perdido que ninguém pode saber
A gente se encontra, é tão gostoso, é diferente o prazer
Com você é mais, é muito mais, um calor que é sem igual
O lençol nos denuncia, manchas do pecado mais carnal

Só com você, eu sinto bem mais que prazer
E pega fogo, a gente faz acontecer
Tanto desejo que não dá pra disfarçar
Quando te encontro, já começa a esquentar

A gente vai longe, voa na lua, amor sobre natural
A gente se esconde, na sua casa, em qualquer outro local
Só sei dizer que não sei mais, quando eu te vejo me conter
E cada vez eu quero mais, contigo não é só prazer

segunda-feira, setembro 19, 2016

Chegou domingo

Chegou domingo, hoje eu quero farrear
Hoje eu quero batucar
Hoje eu quero bater na mão

Chegou domingo, hoje é dia de pagode
Futebol, a galera explode
Nosso samba é campeão

Um gol, outro gol e a bola não para na televisão
Brasileiro, espanhol, o inglês, da Itália e até o alemão
Domingo, o quintal tá lotado, o samba é nosso esporte
Pra chegar, só a malandragem é que tem que ser forte
E depois um domingo fantástico, o pagode chega ao seu final
Mas, domingo que vem tá aí, vai ferver o quintal

Domingo bem cedo a galera se junta pra bola rolar
Eu sei, a noitada foi boa, no entanto, não posso atrasar
A chuteira já tá esperando, a camisa e o fardamento
O jogo acabamos ganhando, tudo isso foi o aquecimento
O que importa é a outra redonda, a mesinha no canto do bar
Onde a turma se une pós-jogo, prum samba cantar

Beijos de Amor

Quando te vi chegar
Pela primeira vez
Fez a minha vida revirar e eu me perder

Coragem pra me aproximar
Não foi tão fácil assim
É a mais perfeita inspiração que flui em mim

Você virou minha canção, minha razão para sorrir
Eu chego nos lugares, pensando se está por vir
É muita ansiedade quando vem pra me falar
Seus lábios dizem tanto, mas eu quero te calar

(Mergulhar nessa boca, te deixar sem ar)

Nos beijos de amor
Que eu sonho te dar
Mas não tomei coragem de pedir ou te roubar

Me faça um favor
Se for pra negar
Disfarça e deixa tudo como está

Nos beijos de amor
Que eu sonho te dar
Mas não tomei coragem de pedir ou te roubar

Perfume de flor
Encanto no olhar

Um beijo e meu amor te comprovar

E quando juntarmos

Sinto o seu corpo a me incendiar
E eu pego fogo se estou com você
Nem durante os sonhos, posso apagar,
Já que eu quero lembrar, sorriso no olhar
Sabor do prazer

Pelas mais cinzas nuvens eu topo voar
Pilotando essa nave na primeira vez
Turbulências noturnas, pra gente enfrentar
Olha o céu, vai pousar, a vida a plainar
Num tom de talvez

Nosso amor é uma grande vitória
Não pode morrer em memória
A distância só vai nos unir
Não dá pra mentir, nós vamos sorrir
Juntos

E quando juntarmos esse amor
Nem o sol nem a lua vão se opor
E por mais tempestades que vão surgir
Nossa prova de amor é resistir

sexta-feira, setembro 16, 2016

Felicidade que se compare

Amar você
É dar sentido pro coração bater
Me faz, querer viver
Não tem sentido sem amar... sem amar

Mais que paixão
O tempo certo é Deus que tem razão
Pra reatar a nossa união
Irmos em busca da felicidade

Felicidade
Eu quero encontrar ao teu lado
Nossa verdade
Ao sair pro trabalho bem cedo
Sentir saudade
Nunca mais haverá a distância
Dor tão covarde

Felicidade
Nunca tive um amor nessa vida
Que se compare
Te amar, bem cedinho, de noite, meio da tarde
Nosso amor, a mais forte aliança, eternidade

terça-feira, abril 23, 2013

Que amor é esse?

Bm / Bm7

C#m5-7  
Que amor é esse?
F#7          Bm
De um ciúme febril
             Em
Noites e noites a fio
A7           D
Tentando imaginar
C#m5-7   F#7
Onde poderia estar

Essa mulher tão amada
Que retribui o amor
Mas aguça um sabor
para a boca amargar
Faz o meu corpo vibrar

Bm          E79
De emoção, de tesão
                        Bm         
Quando quer me prender
Mas, pra eu me perder
                G7+
Sempre busca razões
        E
São só provocações
        F#7/4
Pra eu não te esquecer

E assim, sofrimento
Um motivo incerto
Ferimento encoberto
Te amar e sofrer
Sem saber onde está
Impossível viver

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Amor de novela

Um casal de novela
me emocionou
Chorei um instante

Lembrei muito dela
Me abandonou
Eu sofro bastante

Romance na tela
Me apaixonei
Um mundo irreal

Imagem congela
Eu não aguentei
Mudei de canal

Era tanta paixão,
pouco antes bem perto e agora distante
Nosso amor, virou livro
eu leio e releio nem guardo na estante

Sem dizer o motivo
você decretou pôs um ponto final
Virão outras novelas,
outros personagens sem amor igual


Procuro um enredo com clima de amor
Procuro uma história pra eu ser ator
Procuro um amor num mundo real
Não seja novela que tem um final